Hacker

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hackers famosos

Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple Computers, ambos são hackers. Algumas de suas explorações antigas são até parecidas com as atividades questionáveis de alguns hackers mal-intencionados. Porém, tanto Jobs quanto Wozniak se livraram daquelas atividades e começaram a se concentrar na criação de um hardware e de um software de computação. Seus esforços auxiliaram a introdução do computador pessoal; antes da Apple, os sistemas de computação eram propriedade de grandes corporações, caríssimos e de difícil manuseio para os consumidores comuns.
Linus Torvalds, criador do Linux, é outro hacker famoso e honesto. Seu sistema operacional de código aberto é muito popular entre outros hackers. Ele ajudou a promover o conceito do software de código aberto, demonstrando que, quando você revela as informações, pode obter benefícios impressionantes.
Richard Stallman, também conhecido como “RMS”, fundou o Projeto GNU , sistema operacional gratuito. Ele promove o conceito de softwares e acessos a computadores de maneira gratuita. Ele trabalha com organizações como a Free Software Foundation e se opõe a políticas como Digital Rights Management (Gestão de Direitos Digitais).
Por outro lado, há os “black hats” desse mundo da atividade de hackers. Aos 16 anos de idade, Jonathan James se tornou o primeiro jovem hacker a ser preso. Ele cometeu invasões em computadores de vítimas muito conhecidas, incluindo a NASA e um servidor do Defense Threat Reduction Agency (Agência de Defesa e Redução de Ameaças). Quando estava online, Jonathan utilizava o apelido “c0mrade”. Condenado inicialmente à prisão domiciliar, James foi para a prisão quando violou a liberdade condicional.
Kevin Mitnick
Greg Finley/Getty Images
O hacker Kevin Mitnick, recentemente liberado da Prisão Federal de Lompoc, Califórnia
Kevin Mitnick ganhou má fama na década de 1980 como o hacker que supostamente invadiu o Comando de Defesa do Espaço Aéreo Norte-americano (NORAD) aos 17 anos de idade. A reputação de Mitnick parecia piorar cada vez que seus atos eram mencionados, o que levou ao rumor que Mitnick estava na lista das pessoas mais procuradas pelo FBI. Na verdade, Mitnick foi preso várias vezes por invadir sistemas seguros, geralmente para obter acesso a potentes softwares de computação.
Kevin Poulsen ou “Dark Dante”, era especializado em invadir sistemas telefônicos. Ele é famoso por ter invadido os telefones de uma estação de rádio chamada KIIS-FM. Com essa invasão, apenas ligações feitas de sua casa chegariam à estação de rádio, permitindo a ele ganhar várias promoções da rádio. Desde então, ele começou uma nova fase, e atualmente, é famoso por ser editor sênior da revista Wired.
Adrian Lamo invadia sistemas de computação utilizando computadores de livrarias e de cafeterias. Ele explorava sistemas conhecidos pelo público para encontrar falhas na segurança, utilizando-as para invadir o sistema e enviar uma mensagem para a empresa correspondente, avisando-os sobre a falha de segurança. Para o azar de Lamo, ele estava fazendo isso por conta própria em vez de ser um consultor pago, então suas atividades eram ilegais. Ele também bisbilhotava bastante, lendo informações sigilosas e obtendo acesso a materiais confidenciais. Ele foi pego após ter invadido o sistema de computação que pertencia ao The New York Times.
É provável que haja milhares de hackers em atividade atualmente, mas é impossível fazer uma contagem exata. Muitos hackers não sabem exatamente o que estão fazendo, pois estão apenas utilizando ferramentas perigosas que não compreendem completamente. Outros sabem o que estão fazendo, então podem entrar e sair de sistemas sem que ninguém o saiba.

0 comentários: